Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE: SUGESTÃO PARA PREENCHIMENTO DE RELATÓRIO!!!!!!!!!!!!!!!

segunda-feira, 5 de julho de 2010

SUGESTÃO PARA PREENCHIMENTO DE RELATÓRIO!!!!!!!!!!!!!!!

É importante considerar, na construção do relatório os seguintes critérios:


• A avaliação deve ser sempre enfatizar os avanços e não apenas os fracassos. Registrar o que o aluno conseguiu e em que progrediu;


• Valorizar e registrar o desenvolvimento sócio-afetivo como: participação, solidariedade, posicionamento, sentimentos;


• É preciso registrar a participação do aluno nos projetos desenvolvidos no bimestre;


• Deve-se proceder relação com o registro anterior;


• Diversificar a redação de um aluno para o outro, buscando se fiel em suas colocações.


Sugestões para iniciar relatórios


• Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno...


• Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste bimestre...


• A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em...


• Com base na observação diária, foi possível constatar que o aluno...


Desenvolvimento cognitivo

• O aluno demonstra um ótimo aproveitamento na aquisição da leitura e escrita.


• O aluno apresenta bom desenvolvimento no processo de aquisição da leitura e da escrita.


• O aluno está desenvolvendo-se gradualmente no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.


• Encontra-se em desenvolvimento no processo de aprendizagem da leitura e da escrita.


• Tem um bom desenvolvimento cognitivo, mas apresenta dificuldades na leitura, contudo com a realização da recuperação paralela tem apresentado avanços importantes.


• Lê com fluência qualquer tipo de texto, fazendo conexões com a realidade.


• Lê e interpreta os textos trabalhados em aula sem maiores dificuldades.


• Lê com alguma dificuldade, mas demonstra interesse e esforça-se em aprender.


• Escreve, ordena e amplia frases, formando textos coerentes e lógicos.


• Produz frases e pequenos textos com criatividade e entendimento.


• Constrói o conceito lógico-matemático, realizando cálculos com as quatro operações matemáticas.


• O aluno tem especial interesse nas atividades matemáticas.


• Realiza cálculos simples de adição e subtração.


• Realiza cálculos com auxilio de material concreto.


• É curioso, questiona e busca informações.


• Traz para a classe informações de fontes diversas como: radio, tv, jornais e etc.


• Compreende as relações existentes entre os elementos do meio ambiente.


• Compreende a importância da preservação do meio ambiente para o futuro do nosso planeta.


• Adota hábitos de cuidados com o corpo e com o ambiente.


• Nas atividades orais demonstra desenvoltura ...( ou inibição)


• Ocasionalmente troca letras


• Constrói frases criativas e elabora pequenos textos com linguagem e ilustrações significativas;


• Expressa o que pensa relatando, argumentando, avaliando, relacionando, ordenando, generalizando, concluindo...;


• Expressa a escrita representando idéias através de rabiscos, pseudo letras e outros símbolos


• Lê com fluência vários tipos de textos interpretando-os;


• Produz textos escritos com clareza, coerência e coesão;


• Identifica e escreve seu nome completo;


• Observa, descreve, analisa e sintetiza gravuras, reportagens e textos;


• Apresenta dificuldades ortográficas


• Identifica e escreve seu nome completo


• Ainda não faz relação entre o que fala e escreve



Participação- convívio social


• Participa com interesse e produtividade.


• Boa participação nas atividades realizadas em sala.


• Participação tímida nas atividades em sala, embora tenha bom relacionamento com os colegas em classe.


• Demonstra atitudes críticas diante de acontecimentos conflitantes.


• É criativo e comunicativo.


• Coopera com colegas e professora.


• O aluno demonstra interesse nas atividades propostas embora não tenha autonomia para realizá-las sem o apoio da professora.


• Ouve, reproduz e transmite textos oralmente como histórias, recados, noticias entre outros.


• Demonstra curiosidade em relação aos assuntos estudados.


• É cuidadoso e rápido na execução das atividades desenvolvidas.


• Aceita sugestões da professora e dos colegas.


• Manifesta suas opiniões com clareza e objetividade.


• Contribui para a integração e o crescimento do grupo;


• Demonstra inquietude e geralmente se envolve em questões referentes aos colegas;


• Ainda não aceita as regras convencionadas pelo grupo;


• Colabora na construção de regras;


• Interage com o grupo, ouvindo, respeitando e se posicionando;


• Tem um bom relacionamento com os colegas e mostra-se sempre pronto em ajudar;
“Todas as maravilhas que você precisa estão dentro de você.”


(Sir Thomas Browne)


• Reconhece as relações entre fala e escrita;


• Explora várias formas de linguagens e diferentes tipos de suporte textual para ampliação de informações;


• Ouve historias e comentários valorizando impressões afetivas;


• Lê e escreve textos desenvolvendo a compreensão do sistema alfabético, utilizando a escrita de acordo com as concepções e hipóteses que possui no momento;


• Produz textos individuais e coletivamente, utilizando gestos, desenhos, sons movimentos e palavras;


• Distingue a língua escrita da língua oral;


• Demonstra compreensão do sistema alfabético;


• Lê silabicamente palavras, formadas por grupo de silabas compostas por vogal e consoante;


• Produz frases com lógica;


• Produz pequenos textos sem preocupação ortográfica;


• Distingue letras na linguagem oral e escrita;


• Encontra-se na fase pré-silabica, começando a diferenciar letras de números, desenhos ou símbolos.


• Percebe que as letras são para escrever porem ainda não sabe como isso se processa;


(MÉRITOS DO BLOG APRENDIZAGEM EM AÇÃO DA DÉBORÁH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário