Free CursorsMyspace LayoutsMyspace Comments
BLOG GRILO FALANTE: MÚSICAS PARA TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL!!!!!!

segunda-feira, 17 de maio de 2010

MÚSICAS PARA TRABALHAR COM A EDUCAÇÃO INFANTIL!!!!!!

( Músicas com Gestos )







1 - CARANGUEJO


Palma,palma,palma


PÉ,pé,pé


Roda, roda,roda,


Caranguejo, peixe é






Caranguejo não é peixe


Caranguejo, peixe é


Caranguejo só é peixe


Na enchente da maré






Ora palma, palma, palma


Ora, pé, pé, pé


Ora roda, roda ,roda


Caranguejo, peixe é!






_ PARTICIPANTES No mínimo dois.


_ ORGANIZAÇÃO Em roda.


_ COMO BRINCAR As crianças giram e, no verso “Ora, palma, palma, palma!”, todas batem palmas; em “Ora, pé, pé, pé!”,


batem os pés no chão; e ao cantar “Ora, roda, roda, roda”, giram de mãos dadas até o fim da música. No último verso, “Caranguejo peixe é!”, elas agacham






2 - João trabalha com um martelo


João trabalha com 1 martelo


João trabalha com 1 martelo (fazer o movimento do martelo com um dos braços)


Agora trabalha com 2 (mexer os dois braços)






João trabalha com 2 martelos


João trabalha com 2 martelos


Agora trabalha com 3 (mexer os braços e uma perna)


João trabalha com 3 martelos


João trabalha com 3 martelos


Agora trabalha com 4 (mexer os braços e as pernas)






João trabalha com 4 martelos


João trabalha com 4 martelos


Agora trabalha com 5 (mexer os braços, as pernas e a cabeça)






João trabalha com 5 martelos


João trabalha com 5 martelos


Agora vai descansar (relaxar o corpo)






3 - A Barca Virou


A barca virou,


No fundo do mar,


Porque a (nome da pessoa)


Não soube remar.


Adeus (nome da pessoa) !


Adeus, Maranhão !


Adeus, (nome da pessoa) !


Do meu coração !






Essa cantiga é uma variação de “A Canoa Virou” e pode ser usada em brincadeira de roda.


Como usar em brincadeira de roda:


As crianças de mãos dadas formam uma roda e giram cantando. A criança cujo nome foi mencionado nas quadras, sai da roda.


Repetem-se as quadras, citando-se o nome de cada criança que estava à esquerda daquela que saiu. Prossegue a brincadeira até que a roda desapareça.






4 - Indiozinhos


Um, dois, três indiozinhos


Quatro, cinco, seis indiozinhos


Sete, oito, nove indiozinhos


Dez num pequeno bote


Iam navegando pelo rio abaixo


Quando um jacaré se aproximou


E o pequeno bote dos indiozinhos


Quase, quase virou,


Mais não virou.










Otimo para incentivar as crianças a começarem a contar.






5 - Janelinha


A janelinha fecha


Quando está chovendo


A janelinha abre


Se o sol está aparecendo






Fechou, abriu


Fechou, abriu, fechou.






Abriu, fechou


Abriu, fechou, abriu.






6 - A BARATA MENTIROSA


A BARATA DIZ QUE TEM


SETE SAIAS DE FILÓ.


É MENTIRA DA BARATA


ELA TEM É UMA SÓ.


AH! AH! AH!


OH! OH! OH!


ELA TEM É UMA SÓ.(bis)


A BARATA DIZ QUE TEM


SETE SAIAS DE BALÃO.


É MENTIRA DA BARATA


NÃO TEM DINHEIRO NEM PRO SABÃO


AH! AH! AH!


OH! OH! OH!


NEM DINHEIRO PRO SABÃO.(bis)


A BARATA DIZ QUE TEM


UM SAPATO DE FIVELA.


É MENTIRA DA BARATA


O SAPATO É DA MÃE DELA.


AH! AH! AH!


OH! OH! OH!


O SAPATO É DA MÃE DELA.(bis)






Otima para conversar com as crianças, falar que mentir é muito feio e que a mentira tem perna curta.






7 - EU VI O SAPO


EU VI O SAPO


NA BEIRA DO RIO


DE CAMISA VERDE


SENTINDO FRIO


NÃO ERA SAPO


NEM PERERECA


ERA O (nome da criança) SÓ DE CUECA






8 - LOJA DO MESTRE ANDRÉ


Ai olé , ai olé


Foi na loja do mestre André






Foi na loja do mestre André


Que eu comprei um pianinho


Plim, plim, plim, um pianinho






Foi na loja do mestre André


Que eu comprei um violão


Dão, dão, dão um violão


Plim, plim plim, um pianinho






Foi na loja do mestre André


Que eu comprei uma flautinha


Fá, flá, flá, uma flautinha


Dão, dão, dão um violão


Plim, plim plim, um pianinho






9 - ESCRAVOS DE JÓ


ESCRAVOS DE JÓ


JOGAVAM CAXANGÁ


TIRA,PÕE, DEIXA FICAR


GUERREIROS COM GUERREIROS


FAZEM ZIGUE,ZIGUE,ZÁ






_ MATERIAL Uma pedrinha para cada criança ou qualquer outro objeto pequeno.


_ PARTICIPANTES No mínimo dois.


_ ORGANIZAÇÃO Em círculo, sentados no chão.


_ COMO BRINCAR Cada um coloca uma pedrinha à sua frente. Enquanto canta, a criança pega a sua pedra e coloca na frente do colega, sentado à sua direita. Nos versos “Tira, põe / Deixa ficar!”, todas tiram a pedrinha da frente do colega, colocam na sua frente e a deixam ali por alguns segundos. Quando cantam “Guerreiros com guerreiros”, as crianças retomam os movimentos até o verso “Fazem zigue, zigue, zá!” Nesse momento, os participantes seguram a pedra movimentando-a de lá para cá e deixando-a, por fim, na frente do colega.






10 - FUI AO MERCADO


FUI AO MERCADO COMPRAR CAFÉ


E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU PÉ


EU SACUDI, SACUDI, SACUDI


MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR






FUI AO MERCADO COMPRAR BATATA ROXA


E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA COXA


EU SACUDI,SACUDI, SACUDI


MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR






FUI AO MERCADO COMPRAR LIMÃO


E A FORMIGUINHA SUBIU NA MINHA MÃO


EU SACUDI, SACUDI, SACUDI


MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR






FUI AO MERCADO COMPRAR JERIMUM


E A FORMIGUINHA SUBIU NO MEU BUMBUM


EU SACUDI, SACUDI, SACUDI


MAS A FORMIGUINHA NÃO PARAVA DE SUBIR






11 - Rosa juvenil


A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil


A linda Rosa juvenil, juvenil


Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar


Vivia alegre no seu lar, no seu lar


Um dia veio uma bruxa má, muito má, muito má


Um dia veio uma bruxa má, muito má


E adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim


E adormeceu a Rosa assim, bem assim


E o tempo passou a correr, a correr, a correr


E o tempo passou a correr, a correr


O mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor


E o mato cresceu ao redor, ao redor


Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei


Um dia veio um belo rei, belo rei


E despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim


E despertou a Rosa assim, bem assim


E tudo ficou bem feliz, bem feliz, bem feliz


E tudo ficou bem feliz, bem feliz






12 - Casinha


Fui morar numa casinha- nha


Infestada- da de cupim- pim- pim


Saiu de lá- lá- lá


Uma lagartixa- xá


Olhou pra mim


Olhou pra mim e fez assim:


Smack! Smack






Fui morar numa casinha - nha


infestada-da de morceguinho-nho


saiu de lá - lá - lá


uma bruxinha - nha


olhou pra mim


olhou pra mim e fez assim


(dar uma gargalhada)






Fui morar numa casinha - nha


infeitada-da de florzinha - nha


saiu de lá - lá - lá


uma princesinha - nha


olhou pra mim


olhou pra mim e fez assim


(mandar beijinhos)






13 - A galinha do vizinho


A galinha do vizinho


Bota ovo amarelinho.


Bota um, bota dois, bota três,


Bota quatro, bota cinco, bota seis,


Bota sete, bota oito, bota nove,


Bota dez!






Brincadeira:


Com ela, a turminha vai aprender a contar


_ PARTICIPANTES: No mínimo dois.


_ ORGANIZAÇÃO Em roda.


_ COMO BRINCAR As crianças cantam a música e ao chegar ao número dez dão um pulo e se agacham.






14 - CACHORRINHO ESTÁ LATINDO


Cachorrinho está latindo


Lá no fundo do quintal.


Cala a boca, cachorrinho,


Deixa o meu benzinho entrar.


Ô esquindô lê, lê!


Ô esquindô lê, lê, lá, lá!


Ô esquindô lê, lê!


Não sou eu que caio lá!


Cachorrinho está latindo


Lá no fundo do quintal.


Cala a boca, cachorrinho,


Deixa o meu benzinho entrar.






Brincadeira:


Quem está no centro da roda pula num pé só. O resto bate palmas, desenvolvendo o ritmo


PARTICIPANTES: No mínimo três.


ORGANIZAÇÃO: Em roda com uma criança no centro.


COMO BRINCAR: A turma gira e canta. No verso “Ô esquindô lê, lê!”, as crianças batem palmas. A do centro escolhe um colega. Os dois cantam essa parte pulando ora com um pé, ora com outro. A criança do centro cede o seu lugar para a escolhida da roda e todos recomeçam.






15 - PASSA, PASSA, GAVIÃO


Passa, passa, Gavião,


Todo mundo passa.


Os carpinteiros fazem assim,


Os carpinteiros fazem assim,


Assim, assim,


Assim, assim.


Os cavaleiros fazem assim,


Os cavaleiros fazem assim,


Assim, assim,


Assim, assim.


Os sapateiros fazem assim,


Os sapateiros fazem assim,


Assim, assim,


Assim, assim.






Brincadeira:


PARTICIPANTES: No mínimo dois.


ORGANIZAÇÃO: Em roda.


COMO BRINCAR As crianças giram e cantam sempre imitando um ofício( sapateiro, carpinteiro).






16 - SENHORA DONA SANCHA


Senhora dona Sancha,


Coberta de ouro e prata,


Descubra seu rosto,


Queremos ver sua cara.


Que anjos são esses,


Que andam rodeando


De noite e de dia,


Padre-Nosso, Ave-Maria!


Somos filhos de um rei,


E netos do visconde


E o “seu” rei mandou dizer


Para todos se esconder.






Brincadeira:


De olhos vendados, dona Sancha escolhe um colega e tenta adivinhar quem é ele


PARTICIPANTES No mínimo quatro.


ORGANIZAÇÃO Em roda, com uma criança no centro.


COMO BRINCAR A roda canta a primeira quadra. De olhos vendados, quem está no centro canta a segunda. As crianças cantam a última, param e trocam de lugar.


A de olhos vendados toca um colega e tenta reconhecê-lo. Se acertar, vai para o seu lugar. Se não, a brincadeira recomeça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário